8 de dez. de 2010

Solenidade da Imaculada Conceição de Maria Santíssima

                        "Ave Cheia de Graça, o Senhor é Contigo" (Lc 1, 28)

  Nesse dia da solenidade da Imaculada Conceição, a Igreja, por meio do dogma proclamado pelo Papa Pio IX, quer nos mostrar que a nossa humanidade também foi redimida por Maria, nossa Mãe.

  O trecho do livro de Gênesis da 1ª leitura nos mostra como nós, entenda-se nós por humanidade, fomos "abraçados" pelo pecado, o pecado da desobediência de Adão e Eva, mas essa mesma humanidade foi redimida pelo Sim de Maria, como nos relata o Evangelista S. Lucas continuando com o foco na primeira leitura, um pequeno trecho me chamou atenção, foi o versículo 15: "Estes vão esmagar a cabeça"...Estes...Estes quem? Somente pelo sim de Maria, e pela encarnação do Verbo, assunto que já tratamos em outro texto. E outro versículo também me saltou aos olhos foi o 20: "O homem deu a sua mulher o nome de Eva, por ela ser a mãe de todos o que vivem". E quem é a Nova Eva? Maria, aquela que pisa na cabeça da serpente, aquela que junto de Cristo, o Deus Humanado, nos redimiu.

  Prosseguindo até o Evangelho, S. Lucas nos relata a anunciação do Anjo à Maria, quando ele a disse que Ela seria a Mãe do Salvador, do Messias: "Não tenhas medo, Maria, porque Você encontrou graça encontrou graça diante de Deus" (Lc. 1, 30). O Plano de Deus passa também pela concepção de Maria, sendo Ela livre da mancha do Pecado, poderia, Por fim sendo A Agraciada de Deus, aquela que gerou o Senhor em Seu Ventre, aquela que soube ser fiel a Deus até o fim, desde o Sim até a Cruz: " Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim conforme Vossa Palavra" (Lc. 1, 38).

  Portanto, que nessa solenidade possamos, também sermos reflexos da Doçura, Humildade e Servidão de Maria, a Serva do Silêncio, aquela que acolhia tudo em Seu Coração, aquela que se deixou, pela Graça Divina, ser a Imaculada Esposa do Espírito Santo. Que Maria, Mãe de Deus e Nossa, possa Rogar por nós ao Seu Filho. Assim Seja, Amém!

                     Santa Maria Mãe de Deus e S. Arnaldo Janssen, Ora Pro Nobis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por visitar o "Sede Santos", deixe seu comentário que será brevemente postado!