23 de jul de 2011

O Eterno deserto deste mundo



  O deserto é um local cheio de nada, só se encontra o infinito da mesma forma. Não há vida, não há esperança, tudo se transforma em medo. Porém é no deserto, que somos convidados a entrar, não para que percamos as esperanças, mas para termos um encontro pessoal com nós mesmos.
 
  É nele que tu enxergas tuas mazelas, dialoga com o diabo face a face, e ele sempre faze-te propostas sedutoras. O deserto te ajuda a perder todas as forças que vem desse mundo, para que reconheças necessitado do Divino. Diante da fraqueza encontramos dois caminhos: O de Deus e do diabo.

  O caminho do diabo é a ilusão em meio ao deserto, tu caminhas para um Oasis e nunca chega. O diabo te ilude com promessas de fartura, mostrando-lhe como será bom servi-lo, te mostra a própria face, querendo convencer-te que o deserto não vale a pena, que é “muito sofrimento por nada”, que é melhor ser “feliz” nesse mundo. Por isso, enquanto caminhas pelas terras áridas desse deserto ele surge e te mostra uma Oasis, uma miragem, com muita água, com servos a sua disposição para servir-te, com delícias para saborear. “Sede sóbrios e vigilantes” já nos diz o Apóstolo Pedro em sua carta. O diabo se reveste de uma aparente vontade de ajudar, seduzindo-te com seus maiores desejos e paixões desse mundo. “Ao lhe rodear como um leão” (1Pd 5,8), ele conhece suas fraquezas, seus olhos só querem e desejam teu sangue, ele quer sua alma, e assim devorar-te. Não acredite em “Oasis” quando tu estiveres passando por um deserto. Se acaso vir algum por aí, desconfie, pois é o diabo querendo agarrar-te pelo seu ponto fraco. Ele o conhece, é com seu ponto fraco que te seduz, conquista, serpenteia, embriaga, e quando estiver completamente enfeitiçado ele vem com toda a sua fúria, sem se preocupar com você e o acaba, com suas esperanças, devora sua fé, mastiga seus sonhos. E como isso não bastasse, vai acusar-te com todos os seus atos cometidos. Assim verás a verdadeira face do demônio. A mesma que outrora vinha com um “Oasis”, agora vem como um cão que briga por sua comida. O diabo é muito astuto, por isso, deve-se tomar muito cuidado com ele, “não vos exponhais ao diabo”. E tenha certeza de que ele vai estar ao teu lado a rodear. Todavia, CORAGEM. “Se Deus é por nós quem será contra nós? (Romanos 8, 31)

  O outro caminho do deserto é o de Deus; que na medida em que tu andas, reconheces as fraquezas, sente a necessidade de Deus, ela se baseia em abandonar-se no caminho em que Ele o quiser. Enquanto se caminha pelo caminho de Deus, tu verás como és pequeno, pequeno o suficiente para nenhuma decisão tomar. CORAGEM! A Misericórdia de Deus não há de faltar em sua caminhada, pisarás por entre cobras e serpentes, mas saberás que Deus está contigo. A força que tu terás na caminhada não vem de ti, vem do Espírito Santo, é uma força que vence a fome, os desejos e paixões que possuímos, e a força que te faz dar cada passo com a certeza que é Deus quem está te conduzindo. Deus não te dará um “Oasis” no meio do deserto, ele irá te dar a força para atravessá-lo, livrando-te dos maus caminhos que te conduz a morte. TENHA FÉ, pois é Ele que te dá a certeza de que esse deserto passará, mas até lá a caminhada é árdua e cansativa, por muitas vezes te sentirás sozinho e virá o tentador para seduzir-te, não o escute, pise em sua cabeça, lembra-te das maravilhas que o Senhor fez por ti, e conseguirás atravessar todas as vicissitudes que vo-lo aparecer.

  O deserto é uma oportunidade de tu se aproximares de Deus. Louve pelos momentos de provações e saiba que a Verdadeira alegria só vem do verdadeiro sofrimento. Que possamos carregar nossa cruz nessa via-sacra que chamamos de vida, com a mesma certeza que ressuscitaremos com Cristo. Amém

Escrito por José Alixandre, no dia 21 de Junho de 2011, dia de S. Luís Gonzaga, no Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos, na cidade do Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. Muito bom o seu texto, obrigado pois era EXATAMENTE o que eu precisava ler!

    @rafaelr_arq

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o "Sede Santos", deixe seu comentário que será brevemente postado!