19 de dez. de 2010

4ª Domingo do Advento

  Enfim chegou o último domingo do tempo do Advento e com ele a Liturgia de Hoje nos mostra a Promessa de Deus pela boca do Profeta, o cumprimento da mesma e que dela parte a origem de nossa missão.
 
  Na 1ª Leitura da profecia de Isaías, Deus promete a seu povo a vinda do Emanuel, o Deus Conosco, e queria frisar uma parte dessa Leitura é a presença da Virgem que conceberá o Redentor, que nesse caso é Maria, Nossa Mãe.

  Fazendo um pequeno salto, indo para o Evangelho, São Mateus nos narra a Origem de Jesus, mas sob outro ponto de vista. Ele nos mostra São José, o pai adotivo de Jesus; a Palavra já diz : “José, seu Marido era Justo” (Mt 1, 19), nós podemos trocar o “Justo” por “Santo”. São José foi um Doutor, não foi um Mártir, a Missão de São José foi “liderar” a Sagrada Família, mas não foi fácil, como humanos, pecadores; e José pensou em abandonar Maria, mas  em um sonho Deus por meio de um anjo esclareceu tudo a José  e deu uma ordem a ele, como foi dado a Maria, daria o Nome de Jesus. José foi obediente a Deus  e não abandonou Maria e Jesus, que ainda estava no Ventre.
 
  Mas o que resume para mim toda a Liturgia desse domingo? É a 2ª Leitura da carta de São Paulo aos Romanos, que nos mostra que pelo mistério da Santa Encarnação no Seio da Virgem Maria parte todo o ardor à Missão que o Pai nos dá. São Paulo foi chamado a ser Apóstolo, pelo Divino Mistério, todos nós somos chamados a uma missão e parte de nós aceitar esse chamado. Cristo nos chama a sermos discípulos missionários, a fim de proclamarmos a toda a criatura a Boa Nova de Jesus Cristo, que Começa na sua Encarnação e se Completa na Sua Ressurreição.
 
  Portanto, no final desse tempo de Espera, possamos colher os frutos que foram semeados durante esse ano e mais especificamente durante essas quatro semanas; e que sempre continuemos vigilantes e orantes, como Jesus nos ordenou.  Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém
                                          
                                                               S. Arnaldo Janssen e S. José, Ora pro nobis

Um comentário:

  1. Se liga na Missão. Deus nos confia suas Missões em nossas vidas. Valeu garoto. Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o "Sede Santos", deixe seu comentário que será brevemente postado!